Vereadores solicitam reajuste salarial do funcionalismo público

O presidente da Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier, Ivan Borges, juntamente com os vereadores Carolina Prestes dos Santos, Josiane Borges, Antônio Portela de Castro e Eduardo da Silva Nunes enviaram ao prefeito Poder Executivo um ofício solicitando o reajuste salarial do funcionalismo público.

De acordo com o ofício, o aumento se faz necessário em virtude de que os funcionários não tiveram nenhuma reposição salarial no ano de 2021. O documento também ressalta que o Índice Geral de Preços ao Consumidor (IGPM), acumulado 2020/2021 ficou em torno de 40,82% no período e isso reflete diretamente no poder aquisitivo do servidor, que vem sendo afetados pelo aumento dos preços dos produtos, sendo que muitos estão enfrentando dificuldades, aumentando o índice de endividamentos pessoais para poderem manter o sustento de suas famílias.

Diante disto, os vereadores verificaram que o vale-alimentação pago pelo município é um dos mais baixos da região, sendo apenas R$ 97,85, o qual também deverá apresentar um aumento significativo.

Ainda, no ofício, os edis também solicitaram que o reajuste do piso salarial dos professores municipais seja mantido em 33,24% conforme prevê a Lei Federal. “Os funcionários públicos são de suma importância para o desenvolvimento de nosso município, inclusive na pandemia foram eles que ficaram na linha de frente, mantendo os servidos importantes nesse período”, destacou o vereador Ivan Borges.