Legislativo retoma atividades com aprovação de quatro projetos

A Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier retomou suas atividades na noite de terça-feira, 15/02, com a primeira sessão ordinária do ano, ocasião em que foram apreciados e votados quatro projetos de lei. Todos foram aprovados por unanimidade.

Projeto de Lei nº 003/2022 que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio de R$ 10 mil ao CTG Osório de Assis. O recurso será destinado para cobrir os custos do XXXX Rodeio Crioulo realizado nos dias 05 e 06 de fevereiro.

Projeto de Lei nº 004/2022 que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio de R$ 10 mil ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) de Fontoura Xavier.

Projeto de Lei nº 007/2022 autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio de R$ 1 mil, ao mês, para as Agências de Correios Comunitária do município de Fontoura Xavier.

Projeto de Lei nº 008/2022 que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder reajuste de 33,23% do Piso do Magistério para os profissionais da educação da rede municipal de ensino, retroativo a janeiro de 2022.

Ao fazer suas projeções para o novo ano, o presidente do Poder Legislativo, Ivan Borges, espera que 2022 seja um ano muito produtivo. “Espero que possamos chegar ao final do ano, olhar para trás e ver o resultado do trabalho de cada vereador em prol do desenvolvimento do município. Nesta primeira sessão, já tivemos a aprovação de projetos bastante importantes, dentre eles, o reajuste do piso do magistério, o qual lutamos muito para que fosse colocado em discussão e votação, inclusive, no final do mês de janeiro fizemos um pedido para o prefeito para que concedesse esse reajuste conforme previa a Lei Federal”, considerou.

Além deste, Ivan ressalta a aprovação do incentivo ao CTG Osório de Assis, que promoveu um belo rodeio e necessitava de recursos para voltar às atividades. “Da mesma forma, no ano passado, devolvemos um valor de R$ 10 mil para o executivo para que nos enviassem um projeto que fosse destinado esse valor para o CONSEPRO, a fim de auxiliar a Brigada Militar nas demandas do município, que foi aprovado nesta sessão também”.

De acordo com o presidente, um projeto que está em discussão é em relação à municipalização da Avenida Nove de Julho. “Esse projeto está nas Comissões porque retornou esse ano, sendo bem complexo, já que o município está se propondo a assumir uma via que é de responsabilidade do Governo do Estado. A nossa preocupação é que o município assumindo essa via, deixará de investir em outras ruas do município que necessitam muito de investimento, como reparos e construção de calçamento, porque o pessoal sofre com barro e com poeira. Então, serão recursos que deixarão de ser usados em outros locais necessários para serem aplicados, se municipalizado, nessa via. Esse projeto está em discussão e provavelmente nas próximas sessões teremos um desfecho”.

Por fim, em relação ainda aos projetos, Ivan ressaltou que está ansioso para que o prefeito também conceda o reajuste para os servidores públicos municipais também como prevê a lei Municipal. “Assim, estaremos valorizando o servidor público municipal, que é quem carrega o município nas costas. Portanto, esperamos que tenhamos um ano normal e típico, que a pandemia se diminua e tenhamos um ano de retomada do crescimento e desenvolvimento do município”, finalizou.