Vereador demonstra preocupação com êxodo rural

Na última sessão do Poder Legislativo de Fontoura Xavier, realizada na segunda-feira, 06/06, o presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Borges, demonstrou uma grande preocupação com o crescimento do êxodo rural no município.

Segundo ele, a falta de incentivo é o principal motivo da migração de pessoas da zona rural para a urbana, bem como a saída de moradores do campo com destino a outras cidades. “Se olharmos para o nosso interior, veremos um município deserto, porque são poucas as comunidades com bastante moradores, e tudo isso, na minha opinião, passa pela falta de incentivo para os nossos agricultores. Eu não vejo na agricultora nenhum plano de ação e toda semana temos agricultores reclamando, principalmente os da bacia leiteira, que não tem equipamentos para fazer silagem, que precisam pagar e o valor está muito alto perto do que se recebe pelo produto, e tudo isso acaba influenciando no êxodo rural, onde as pessoas estão saindo do interior, indo para a cidade ou para outros municípios, impactando diretamente na nossa economia”, expôs.

O presidente também enfatizou que o município precisa encontrar maneiras de fazer com que as pessoas permaneçam no campo, iniciando pelas condições da Secretaria de Agricultura. “A secretaria não tem condições e equipamentos necessários para atender nossos agricultores. Nós precisamos de incentivos, seja na aquisição de fertilizantes, adubos, auxílio na realização de projetos através da Emater ou que se contrate técnicos para elaborar esses projetos, precisamos de incentivo em relação a viveiros mudas florestais, erva-mate, eucaliptos, os quais tínhamos no município antigamente e hoje não temos mais”, afirmou.

E complementou: “Temos ainda as patrulhas agrícolas, em que anteriormente tínhamos nos quatro cantos do município, mas hoje não temos mais, temos apenas dois tratores. Estamos trabalhando junto aos deputados em busca de recursos para aumentar esses equipamentos para os agricultores.  Precisamos nos mobilizar junto aos sindicatos e associações em busca de recursos e financiamentos para os nossos agricultores, a fim de que possam desenvolver e tirar do papel projetos de interesse dos mesmos”, disse.

Ivan complementou a necessidade de se fazer um trabalho mais desenvolvido em prol do agricultor, a fim de que as pessoas não precisem buscar oportunidades em outros locais. “É notável que a grande dificuldade hoje no interior é a sucessão rural, e isso se dá por falta de incentivo, pois a pessoa não vai permanecer no meio rural se não tiver condições de dar uma vida digna para a sua família, e isso não é apenas em incentivo agrícola, mas em saúde, estradas, educação e todos os pontos necessários”, concluiu.

Durante a sessão foram apreciados e votados os seguintes projetos:

Projeto de Lei nº 35/2022, de autoria do Poder Executivo, que reconhece o pagamento do Piso Salarial Nacional do Magistério para o ano de 2020 ao Magistério Público Municipal. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei nº 36/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar servidores em caráter de emergência e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.