Legislativo aprova aumento para conselheiros tutelares

A Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier aprovou na noite de segunda-feira, 24/10, o projeto de lei que prevê aumento no salário dos conselheiros tutelares do município. Profissionais do órgão estiveram presentes na apreciação e votação da proposta, que foi aprovada por unanimidade.

Falando sobre a importância do projeto, o vereador Bruno Brum enalteceu o trabalho realizado pelos conselheiros. “Nós vemos o trabalho que esses profissionais fazem e ainda bem que existem pessoas assim, que trabalham para ajudar. Isso não é uma conquista dos vereadores, mas dos conselheiros tutelares, que ocupam um cargo de tamanha importância. O aumento não é muito, mas ajuda, e vamos trabalhar para que nos próximos anos seja ainda maior”, disse;

Da mesma forma, a vereadora Carolina Prestes ressaltou que esse é o primeiro passo para ajudar e proporcionar mais qualidade no trabalho aos conselheiros. “É um valor simbólico, poderia ser bem maior, mas somos parceiros em lutar por ainda mais direitos para esses profissionais, já que sabemos das dificuldades que passam diariamente no município. Esse é o primeiro passo e que possamos cada vez mais ajudar e levar qualidade no trabalho do nosso Conselho Tutelar”.

Na sequência, o vereador Algemiro Pinheiro elogiou o trabalho que os conselheiros tutelares realizam em Fontoura Xavier. “Como costumo dizer, o conselheiro não tem hora, trabalha 24h de serviço, plantão, sem contar final de semana, tudo isso para proteger o próximo. Eles fazem um trabalho excepcional de proteção às crianças e adolescentes, que são uma classe vulnerável. Parabéns pelo trabalho de cada um”, reconheceu.

O vereador Gilsone Dartora também reiterou as palavras dos colegas e pediu uma atenção especial da Administração Municipal e Assistência Social para com o Conselho Tutelar. “Sabemos das dificuldades que esses profissionais enfrentam, e eles precisam de mais suporte para trabalhar”, complementou.

Por fim, o presidente Ivan Borges comentou que se faz necessário reconhecer a importância dessa profissão. “Uma das formas de reconhecimento é a valorização através de recurso financeiro, dando condições para que as pessoas cada vez se dediquem e desempenhem suas funções.  A administração demorou um pouco, mas felizmente veio esse projeto, e sabemos das dificuldades que os conselheiros encontram no dia a dia lidando com problemas muito complicados com as crianças e jovens. Sabemos que ocorrem muitos casos problemáticos em Fontoura Xavier, somos cientes disso, e eles precisam ainda de muito mais, de investimento em cursos, suporte de advogados, psicólogos, enfim, uma cadeia de profissionais. Mas ficamos felizes por esse momento e pela valorização”, pontuou.

Outros projetos

Ainda, durante a sessão, os vereadores apreciaram o Projeto de Lei n° 056/2022 que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio para transporte de trabalhadores do município de Fontoura Xavier. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Por fim, votaram no Projeto de Lei Legislativo nº 07/2022, de autoria do vereador Bruno Brum, que estabelece o agendamento telefônico e consultas médicas para pacientes idosos ou portadores de deficiência na Unidade Municipal de Saúde Frei Marcos do município de Fontoura Xavier. Esse também foi aprovado por unanimidade.

Ao justificar a elaboração do projeto, Bruno ressaltou que a ideia vem com o intuito de trazer mais qualidade de vida aos munícipes. “Esse projeto vai proporcionar aos idosos e pessoas deficiências que não precisem mais enfrentar aquelas filas enormes, sendo que mesmo assim muitos não conseguem pegar ficha. Foi pensando nessas pessoas que fiz esse projeto, para ter pelo menos uma cota das pessoas com agendamento de suas consultas pelo telefone”, disse.

Não havendo mais nada a tratar, o presidente encerrou a sessão e comunicou que a próxima será realizada no dia 07 de novembro.