Entidades são contempladas com R$ 530 mil em emendas

Na manhã de segunda-feira, 20/03, o vereador Ivan Borges juntamente ao presidente do Partido Progressistas (PP) de Fontoura Xavier, Ilo Finatto, estiveram entregando emendas parlamentares aos representantes de algumas entidades do município. Os valores chegam ao montante de R$ 530 mil e são encaminhados pelo senador Luis Carlos Heinze.

As entidades contempladas são: Associação dos Cavalarianos da Paz (R$ 15 mil); CTG Osório de Assis (R$ 20 mil); CTG GAN Carreteiros da Liberdade (R$ 20 mil); CTG Osório Tatim (R$ 10 mil); CTG Nestor Silveira (R$ 10 mil); Associação Acolher (R$ 15 mil); Associação Amor de Quatro Patas (R$ 10 mil); Hospital Santa Terezinha (R$ 150mil) e o Projeto FX (R$ 280 mil).

De acordo com o vereador Ivan, a busca pelos recursos se fez necessária para auxiliar na manutenção e atividades das entidades, especialmente as associações e as entidades tradicionalistas. “Sabemos que os CTGs têm uma dificuldade muito grande em se manter funcionando o ano todo, devido aos gastos de manutenção. Todos esses locais prestam um serviço muito bom para a comunidade, de cultivo às tradições gaúchas, e nesses espaços, várias crianças participam de atividades disciplinadas, fazendo com que não estejam na rua. A nossa intenção é que essas entidades se fortaleçam e cada vez mais consigam prestar um trabalho ainda melhor para a sociedade, de forma tranquila e com condições, pois muitas diretorias arcam com despesas tirando dinheiro do próprio bolso”, considerou.

Da mesma forma, ele se refere às associações, destacando que todas desempenham um papel primordial na comunidade. “A Associação Amor de Quatro Patas presta um serviço voluntário e que seria do poder público, por isso, nada mais justo que ajudarmos na continuidade dos trabalhos, considerando que hoje são responsáveis por amenizar um grande problema no nosso município, que são os animais abandonados. Nesse sentido, também temos a Associação Acolher, que trabalha com as crianças que possuem deficiência e é uma entidade muito importante porque muitas mães estão desamparadas. Essa associação veio para ajudar e cobrar da administração os direitos dessas crianças, por isso trouxemos recursos, para que possam promover suas campanhas e divulguem a sua causa. Além disso, temos os Cavalarianos da Paz, que percorrem vários lugares e levam o nome de Fontoura Xavier a diferentes cidades”.

Sobre o recurso ao Projeto FX, o vereador reitera que atualmente o projeto atende mais de 200 crianças em turno inverso ao da aula, incentivando a prática de esporte e disseminando disciplina através de atividades esportivas. “Esse projeto é uma forma de darmos oportunidades as crianças e quem sabe, no futuro, termos algum craque do município, e também para que não fiquem na rua. Esse recurso também serve para auxiliar nos custos com os materiais das aulas e para ajudar o time do FX Futsal que vai disputar a Série A do Campeonato Gaúcho e não foi contemplado com recurso do Governo do Estado, ou seja, é uma forma de manter esse projeto tão importante na nossa cidade”, reforçou.

Por fim, Ivan pontua que esses recursos são frutos de um trabalho de muitas mãos. “Agradeço imensamente ao senador Heinze e seus assessores Tiago Zanotelli e Vinicius, por atenderem nossos pedidos, à diretoria do partido e aos filiados, em nome do presidente Ilo Finatto, pois sem essas pessoas tudo seria mais difícil”, concluiu.