Professores reivindicam pagamento do piso salarial

No sábado, 18/03, ocorreu na Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier uma importante reunião em prol da qualificação da educação municipal. Um grupo expressivo de professores foi até os representantes do Poder Legislativo para buscar apoio na busca pelo pagamento do reajuste do Piso Nacional do Magistério aos profissionais da Rede Pública Municipal.

O encontro ocorreu em razão de que, nos últimos dias, o prefeito Luís Armando Taffarel não respondeu ao ofício dos vereadores solicitando informações sobre o reajuste. Tal dispositivo foi determinado pelo Ministério da Educação (MEC) ainda em janeiro desse ano com base na Lei 11.738, de 2008, que institui o Piso Nacional do Magistério. Internamente, o líder do executivo teria dito que não pagará o reajuste de 14,95% determinado pela lei.

Preocupados com a situação, os docentes mobilizaram-se para que os vereadores sejam parceiros da categoria na luta pelos seus direitos. O legislativo se mostrou preocupado e se comprometeu a ajudar, instituindo inicialmente uma tentativa de diálogo com a Administração Municipal.

Conforme todos concordaram, o reajuste do Piso é lei e deve ser cumprido. Além disso, simboliza a valorização dos profissionais da educação por parte do governo municipal. Ao mesmo tempo, é de conhecimento amplo que as ações judiciais empreendidas no passado por parte de professores que tiveram seus direitos salariais violados sempre obteve êxito, de modo que o não pagamento do piso acarreta no endividamento do município futuramente. Sendo assim, pontuou-se, então, que o não pagamento do que é direito dos professores, além de um desrespeito, coloca em risco a saúde financeira de Fontoura Xavier.

Ademais, os vereadores também irão buscar informações sobre como o município tem aplicado as verbas destinadas à educação e a valorização do magistério, tendo em vista que o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), por exemplo, teve grande aumento de recursos nos últimos anos.