Câmara trabalha para melhorar atendimento à população

Os vereadores do Poder Legislativo de Fontoura Xavier estiveram reunidos na noite de segunda-feira, 24/04, em mais uma sessão ordinária. Na ocasião, dois projetos e uma moção foram discutidos e votados pelos legisladores.

Aprovado por unanimidade, o primeiro projeto discutido foi o que autoriza o município de Fontoura Xavier a realizar Termo de Fomento com a Associação Esportiva, Recreativa e Cultural São Cristóvão para fins de repasse de R$ 280 mil reais para execução do projeto FX Futsal.

Após, foi apreciado o Projeto de Lei Legislativo nº 01/2023, de autoria dos vereadores Carolina Prestes, Antônio Portela de Castro, Ivan Borges, Angarete Paz e Sandro Vaz Godoy, que cria o cargo em comissão de Diretor Geral da Câmara Municipal de Fontoura Xavier.

De acordo com a presidente Carolina, a contratação tem o intuito de melhorar o atendimento e recebimento da população na Casa Legislativa. “Esse profissional vai nos ajudar nos trabalhos da direção, em reuniões, sessões e outras atividades necessárias, além de prestar atendimento ao pessoal que nos visita e procura”, explicou.

O projeto foi aprovado pela maioria, com votos contrários dos vereadores Algemiro Pinheiro, Gilsone Dartora e Paulinho Campanha.

Finalizando a ordem do dia, foi aprovada por unanimidade a Moção de Apoio nº 02/2023, de autoria de todos os vereadores, à instalação da CPI da Corsan na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Grande Expediente

Neste espaço, o vereador Sandro Vaz Godoy usou da tribuna para falar sobre a importância do projeto aprovado na ultima sessão, que trata da contratação de vigilantes para assegurar a segurança e bem-estar da comunidade escolar municipal. Ele também disse que está visitando as comunidades que receberam poços artesianos e reforçou a importância da água para a população.

Após, o vereador Algemiro Pinheiro comentou sobre os acontecimentos ocorridos durante o período em que esteve afastado do Poder Legislativo, como os prejuízos da estiagem, a segurança nas escolas e os perigos da internet.

Para fechar o espaço, a vereadora Carolina Prestes explicou sobre a moção de apoio elaborada e assinada por todos os vereadores. “Nós tivemos uma reunião com o presidente do Sindiágua, que trouxe alguns relatos sobre a venda da Corsan, especificamente acerca de algumas irregularidades. Por isso, essa moção foi feita para indicarmos que somos parceiros e companheiros para que se realize a CPI de investigação dessa venda e que as irregularidades apontadas, a fim de que cuidemos do patrimônio público”, destacou ela lembrando do lançamento da campanha Nota Premiada da Câmara de Dirigentes e Lojistas do município, reforçando o compromisso do Poder Legislativo com o fomento e incentivo ao comércio local.

Comunicações

No espaço das comunicações, o vereador Antônio Portela de Castro falou sobre as pavimentações que estão sendo feitas em ruas do município, mas lembrou ao prefeito de que há outros locais que precisam. Também, deixou alguns pedidos da comunidade sobre a dificuldade para retirar receitas de pacientes que tomam medicamento contínuo.

O vereador Gilsone Dartora parabenizou a diretoria da CDL pela realização da campanha Nota Premiada e desejou boa sorte a todos os participantes. Também comentou da importância dos poços artesianos nas comunidades em razão da seca, que tem se agravado a cada no.

Em seguida, o vereador Bruno Brum fez algumas explicações sobre as obras de calçamentos, especialmente na Vila Vaz. Falou sobre a falta de água que afeta o município e todo o Estado, e está cada vez pior, sugerindo a necessidade de campanhas de conscientização e a importância da moção de apoio à CPI da Corsan.

A vereadora Carolina Prestes pediu atenção da população com o gasto da água, e lembro que se faz fundamental pensar e planejar políticas públicas voltadas a cisternas, nascentes e olho d’água, a fim de manter esse recurso para consumo das pessoas e dos animais.

Explicações Pessoais

Para finalizar a sessão, o vereador Gilsone Dartora usou da palavra para explicar os motivos que lhe levaram a votar contra o projeto de contratação de profissional para o Poder Legislativo, alegando ser sem necessidade.

Logo, em resposta, a presidente Carolina novamente explicou que o profissional contratado terá que exercer 33 horas semanais e estar disponível para todos os trabalhos da Câmara Municipal. “A criação desse projeto tem a intenção de atender melhor a população e mostrar mais presença na comunidade, pois não estamos aqui somente para votar em projetos. Esse profissional vai trabalhar nas questões gerais da Câmara, estando disponível não apenas aos vereadores, mas para esclarecimentos à população. Eu entendo que nós temos que estar mais presentes, ouvindo e entendendo as demandas do povo, buscando representá-lo da melhor forma”.

Não havendo mais nada a tratar, a presidente encerrou a presente sessão e convidou a todos para a próxima, que acontecerá no dia 08 de maio.