Vereadores fazem cobranças ao Poder Executivo

Dois importantes projetos foram apreciados na noite de segunda-feira, 21/08, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Fontoura Xavier. Ambos foram aprovados por unanimidade, sendo:

Projeto de Lei nº 034/2023 que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fontoura Xavier, a fim de realizar a campanha “Nota Premiada”.

Projeto de Lei nº 035/2023 que autoriza o Poder Executivo a integrar o município de Fontoura Xavier à Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (AMPROTABACO).

Grande Expediente

Abrindo o uso do espaço, o vereador Ivan Borges comentou sobre a viagem à Brasília feita com outros colegas em busca de melhorias para o município, especialmente quanto à duplicação da BR-386. “Saímos da reunião sem receber ou não, mas com o compromisso da ANTT notificar a CCR Viasul para que apresente um projeto alternativo, a fim de criar um trevo em Fontoura Xavier. Agradeço ao senador Heinze, que intermediou a reunião, pois é importante que tenhamos união nesse momento, em especial com as forças políticas, para que esses problemas sejam resolvidos e a duplicação nos traga alegria, progresso e não dificuldades e atrasos”, disse.

Outro ponto destacado por ele é quanto ao auxílio de R$ 500,00 que a Associação Amor e Quatro Patas recebe do Poder Executivo. “Muitas pessoas veem os animais na rua e acreditam que a associação tem o compromisso de ir buscar, tratar, dar remédios e cuidar, mas não, porque a entidade está aqui para ajudar o município e é isso que ela vem fazendo, inclusive até mais do que deveria, porque na casa de cada integrante existem inúmeros animais acolhidos. O compromisso de cuidar dos animais é de todo o cidadão que os acolhe quando pequenos, e o pessoal precisa se conscientizar disso. Por isso, vamos pedir que o município aumente o repasse para essa entidade que cuida tão bem dos animais”, salientou.

Em seguida, o vereador Bruno Brum comentou sobre a importância dos investimentos na educação para o desenvolvimento de Fontoura Xavier e para a formação de cidadãos cada vez melhores. Logo, a presidente a Carolina Prestes aproveitou a colocação do colega para reforçar a necessidade de cobrar do prefeito o pagamento do piso dos professores. “Já estamos no mês de agosto e ainda não vemos movimentação do pagamento, e esse é o mínimo que deve ser feito, porque funcionário bem pago é sinônimo de serviço bem feito. Já temos professores ótimos em Fontoura Xavier e estamos aqui para representá-los”, afirmou.

Comunicações 

Neste espaço, o vereador Antônio Portela de Castro falou sobre a importância da ONG Amor e Quatro Patas, e da necessidade da construção de quebra-molas na Av. 25 de Abril, no asfalto que acessa a BR-386. Ele também voltou a comentar e cobrar sobre a pavimentação em algumas ruas da Vila Assis, e convidou a todos para o bingo da comunidade Vila Vaz no dia 08/09.

Após, o vereador Gilsone Dartora expôs sobre a reunião com a ANTT acerca da duplicação da BR-386, bem como do encontro com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para tratar da liberação do recurso para a construção de um Ginásio de Esportes na Escola Jordão Pinto, da comunidade de Gramado Xavier.

Vereadores fazem cobranças

No espaço das Explicações Pessoais, o vereador Ivan Borges usou da palavra para expressar sua preocupação e pedir à presidente que tome as providências necessárias sobre os pedidos encaminhados ao Poder Executivo e que não foram respondidos. “Não é possível que um vereador não possa ter direito à informação, de fiscalizar e ver se as coisas estão corretas ou não. Temos a questão dos financiamentos que autorizamos, dos pedidos sobre combustível, transporte escolar e outros assuntos que não nos são respondidos”, disse.

Com relação à educação, ele disse que é importante a municipalidade ter uma atenção especial com as escolas, com o transporte escolar, funcionários, professores e alunos. “E muito da recompensa e do ânimo em trabalhar é a questão financeira. Como todos sabem, temos merendeiras que ganham menos do que um salário mínimo hoje, e nós já encaminhamos ao prefeito um documento com sugestões do que poderia ser feito, mas o estudo parece que está sendo feito de ré”, disse o vereador.

Da mesma forma, a presidente Carolina Prestes disse que vai cobrar do prefeito para que reveja o valor que está sendo repassado a Associação Amor e Quatro Patas. Ela também chamou a atenção da população para que se responsabilize pelos animais. “Não são 500 reais ao mês que vão responsabilizar a associação por tudo. Temos um município grande, todos sabem a quantidade de cachorros e gatos que existem aqui, e é impossível que esse valor vai suprir todas as necessidades. Por isso, peço a população que se responsabilize pelos seus animais, não colocando a culpa na ONG, porque o auxílio é para animais abandonados”, destacou.

Outras pautas

A presidente também aproveitou o espaço para parabenizar a Escola Getúlio Vargas, que no dia 31 de agosto vai realizar uma ação ambiental para recolher os lixos jogados às margens do trajeto que liga o educandário até o centro da cidade. “É importante que a população esteja ciente do quão errado é jogar lixo no chão, pois existem muitas lixeiras pelo município, e é crime descartar o lixo de forma inadequada. A gente vem discutindo muito a criação e estruturação de um Plano Diretor de Meio Ambiente e precisamos sentar e conversar sobre isso, para que consigamos responsabilizar as pessoas que vem jogando lixo em locais indevidos, a fim de manter a nossa cidade limpa e bonita”, salientou.

Sobre a viagem à Brasília, ela disse que foi uma reunião bastante importante, mas que não está 100% garantido o trevo de acesso no município. “Eu confesso que não fiquei muito satisfeita com a reunião porque não tivemos respostas, apenas foi marcada outra reunião, então temos que cobrar e ir à luta porque caso contrário o município vai perder muito. A última informação que eu tive é de que a CCR informou que só haverá trevo se haver reajuste no pedágio, sendo necessário um estudo, portanto temos que continuar trabalhando nesse pleito tão importante”.

Próxima sessão

Não havendo mais nada a tratar, a presidente Carolina encerrou a presente sessão e convidou a todos para a próxima, que acontecerá no dia 04 de setembro do corrente ano.

 

Pular para o conteúdo