Futuro das tradicionais tendas do pinhão é defendido pela vereadora Carolina com apoio de Maneco Hassen

As tradicionais tendas do pinhão de Fontoura Xavier, cartão postal mais antigo que o próprio Município, foram o tema da reunião entre a vereadora Carolina Prestes dos Santos (PT), presidente da Câmara Municipal, o diretor geral da Câmara, Eduardo Nunes, e o secretário da Secretaria de Comunicação Institucional do Governo Federal (Secom), Maneco Hassen na sexta-feira, dia 29 de setembro, em Lajeado.

Com a obra de duplicação da BR 386 já em andamento no trecho entre Fontoura Xavier e Soledade e a licitação para a contratação da empresa responsável pela construção das novas tendas marcada para 05 de outubro, aumenta a necessidade do envio dos R$ 3 milhões conquistados junto ao Ministério do Turismo para que a obra das novas tendas possa ser iniciada o quanto antes.

As 13 novas tendas, que estarão em uma moderna e ampla estrutura às margens da BR 386, não são apenas espaços comerciais: são a manifestação de uma tradição que marca a comunidade fontourense. Todas as pessoas que passam pela BR 386 conhecem a Terra do Pinhão também pelas tendas do pinhão.

Durante a reunião, a vereadora Carolina Prestes dos Santos (PT) ressaltou a urgência de concluir a nova estrutura das tendas antes que a obra de duplicação da rodovia avance. “Não podemos deixar que a expansão da rodovia ameace essa tradição tão importante para o nosso município e toda a região. As novas tendas devem ser concluídas e entregues aos nossos tendeiros antes de qualquer desmonte das atuais. Não abriremos mão disso”, afirmou a vereadora ao solicitar o apoio do secretário Maneco na articulação política em Brasília pela liberação dos recursos.

Em resposta ao pedido, o secretário Maneco Hassen demonstrou total solidariedade à causa, reforçando seu compromisso com Fontoura Xavier e sua tradição. A necessidade da celeridade na liberação dos recursos para a obra surge diante de comunicados enviados pela CCR Via Sul solicitando que as atuais tendas sejam desmontadas o quanto antes. “Nossos tendeiros não sairão de onde estão até que a nova estrutura seja entregue”, garantiu a vereadora Carolina Prestes dos Santos (PT), presidente da Câmara Municipal de Fontoura Xavier.