Presidente pede aumento de repasse para ONG e sinalização na Avenida 25 de Abril

Duas matérias foram aprovadas pelos vereadores durante sessão ordinária do Poder Legislativo de Fontoura Xavier, realizada na noite de segunda-feira, 07/11. Trata-se de um projeto e um requerimento, ambos de autoria dos legisladores.

Primeiramente, foi à votação o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2023, de autoria da vereadora Carolina Prestes, que prorroga o prazo para a entrega do Projeto de Lei do orçamento anual para o ano de 2024 até o dia 30 de novembro de 2023, conforme solicitação do Poder Executivo Municipal.

Após, foi apreciado o Requerimento do vereador Antônio Portela de Castro dirigido solicitando licença para tratar de interesses particulares pelo período de 30 dias, a contar de 07 de novembro de 2023. O pedido foi aprovado por todos, com abstenção do proponente.

A sessão também contou com a Indicação nº 017/2023, de autoria do vereador Antônio Portela de Castro, para que o Poder Executivo estude a viabilidade de cedência dos colégios desativados para as comunidades que demonstrarem interesse em usarem os prédios das escolas desativadas, em benefício da comunidade, exceto àquelas escolas que já estão ocupadas por famílias.

Manifestações

Ao fazer uso da tribuna, o vereador Bruno Brum comentou sobre os trabalhos que a Administração Municipal vem realizado durante seu mandato, destacando as secretarias e respectivos investimentos. Também, elencou emendas e trabalhos próprios que está desenvolvendo.

Já o vereador Antônio Portela de Castro justificou a sugestão ao Poder Executivo quanto às escolas desativadas no interior, a fim de possibilitar às diretorias das comunidades para que utilizem esses espaços, com exceção daqueles que já estão sendo utilizados pelas famílias.

Pedidos ao Executivo

A presidente Carolina Prestes dos Santos usou da tribuna para reforçar alguns pedidos ao Poder Executivo Municipal. Primeiramente, ela falou sobre o aumento do repasse financeiro à ONG Amor e Quatro Patas, que já foi protocolado há algum tempo, mas não foi obtido êxito.

“O valor que é repassado à ONG não é para comprar vacina ou ração para quem tem cachorros em casa, mas para os animais abandonadas e de rua. Essa situação está bem preocupante em nosso município e eu quero reforçar a responsabilidade dos proprietários, de cada um cuidar do seu cachorro, mantendo-o no pátio ou amarrado para não acabar machucando outras pessoas. É uma situação bem triste porque as pessoas vêm visitar nossa cidade e tem muitos animais pelas ruas avançando, isso não é bom para o município e para os gatos e cachorros, por isso a necessidade de fomentarmos ainda mais essa entidade, a fim de diminuirmos a população de animais abandonados e soltos pelas ruas”, expressou a presidente.

Outro pedido foi quanto à sinalização na Avenida 25 de Abril, que recebeu asfaltamento novo recentemente. “Nós sabemos que está chovendo bastante e que está difícil de trabalhar nas estradas agora, mas o quanto antes for ajustada essa situação, melhor, porque tem uma curva bem perigosa que necessita tachões e o calçadão não possui calçada, trazendo risco para a população, pois os carros trafegavam em alta velocidade”, reiterou a vereadora.

Encerrando seu pronunciamento, Carolina informou a população sobre o início das obras das Tendas do Pinhão em São José do Herval. “Parabéns ao município, aos vereadores, ao Tiago Zanotelli e ao senador Heinze que estão nos ajudando a tornar realidade esse sonho. Esperamos que as próximas notícias sejam para Fontoura Xavier”, pontuou ela.

Próxima sessão

Não havendo mais nada a tratar, a presidente encerrou a presente sessão e convidou a todos para a próxima, que está agendada para o dia 20 de novembro.