Descaso com o município preocupa

Presidente cobra posicionamento e cumprimento de acordo do prefeito quanto ao trevo de acesso do município

A duplicação da BR-386 e o descaso do Poder Executivo com a possibilidade da inexistência de um trevo de acesso ao município de Fontoura Xavier foram os principais assuntos elencados na sessão ordinária de segunda-feira, 04/12.

Quem trouxe à tona a pauta foi o vereador Algemiro Pinheiro, que disse estar recebendo muitas reclamações de pessoas que residem fora da faixa de domínio na Vila Assis, mas que estão sendo notificadas, inclusive com ações de desapropriações. “Isso mostra que infelizmente o nosso município não terá trevo de acesso”, comentou.

Logo, a presidente Carolina Prestes explicou que na última reunião realizada com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Brasília, foi acordado que Poder Executivo iria fazer um estudo acerca dos impactos que a ausência do trevo causaria ao município. “Eu confesso que achava que esse estudo estava pronto porque eu disse ao prefeito Fio que se precisasse a Câmara de Vereadores abriria mão de recurso e ajudaria na busca por uma empresa, a fim de colaborar com essa situação. O projeto atual da CCR traz uma rota de acesso para Fontoura Xavier, mas isso é um absurdo, não acredito que vamos deixar isso acontecer. Temos que conversar com o prefeito, isso não é brincadeira”, explanou.

Ela demonstrou preocupação com o descaso da municipalidade quanto à situação, já que fazem mais de cinco meses que essa reunião foi realizada. “O prefeito teve tempo de contratar uma empresa, inclusive há muito gasto desnecessário no município, e temos que priorizar o que é necessário. Temos uma rodovia cortando nossa cidade e precisamos usar isso a nosso favor, falo isso como vereadora, cidadã e empresária, assim como tantas outras pessoas. É hora de agirmos e não ficarmos esperando algo acontecer. Eu cansei de me dispor a ajudar, mas o prefeito sempre disse que resolveria, pois ele era o prefeito da cidade.  Se ele não foi capaz de contratar uma empresa e provar para a CCR Viasul que nós precisamos de um trevo de acesso,nós como vereadores temos que fazer isso, já que o mínimo que o prefeito deveria fazer era se preocupar com o futuro da nossa cidade”, acrescentou Carolina.

O vereador Felisberto Godoy da Rosa, por sua vez, concordou com as colocações da presidente e relembrou de tratativas sobre a duplicação da rodovia. “Esse trevo de acesso de Fontoura Xavier foi discutido há anos em audiências públicas em Soledade, em Lajeado e em Porto Alegre, reunindo entidades, lideranças, prefeitos e ficou determinado que o trevo ficaria na Vila Assis, além de uma passarela que vinha do Restaurante do Basso e terminava perto do Pinhão, sem atravessar a pista a pé, mas agora a CCR chegou com uma mudança brusca. Para ter uma resolução nesse caso, eu acredito temos que unir todas as entidades e lideranças e marcar uma agenda na ANTT com deputados, senadores, ministros, para dizer que Fontoura Xavier existe e quer que seja cumprido com o que foi tratado há anos atrás”, reforçou.

O vereador Bruno Brum, líder do governo, afirmou que vai agendar uma reunião com o prefeito para que seja discutida essa situação da duplicação da BR-386, a fim de que seja encontrada uma solução em conjunto. Nesse sentido, a presidente Carolina afirmou que vai entrar em contato com o gestor. “Vamos fazer o possível para que tenhamos esse trevo, assim como no projeto das tendas, em que todos se engajaram e contribuíram sem olhar partido político. Não temos que ficar achando culpados, mas sim uma solução. Estou preocupada e vou cobrar do prefeito porque somos um município pobre, temos que evoluir e se não tomarmos uma providência, as coisas com certeza tendem a piorar”, pontuou.

Matérias e demais assuntos

Durante a sessão, duas matérias foram aprovadas por unanimidade pelos presentes. Trata-se do Projeto de Lei nº 041/2023 que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro à MDCA Paróquia Santa Terezinha de Fontoura Xavier. E a Moção de Aplausos nº 008/2023, de autoria dos vereadores Bruno Brum e Algemiro Pinheiro, ao Sr. Luciano Borges Gradaschi, que foi entregue ao homenageado no final da sessão.

Outra pauta amplamente abordada durante a reunião foi com relação ao aumento de impostos do Rio Grande do Sul. O vereador Ivan Borges se posicionou contrário e afirmou ser necessário realizar uma audiência pública com a população e setor empresarial. “Nessa semana, recebemos o novo Código Tributário do município, que estipula todos os valores de taxas, contribuições, e o que me preocupa é que vários setores da nossa economia vão ter aumento no imposto. Isso traz prejuízos porque nós não podemos pensar em aumentar imposto para ganhar mais, nós temos que pensar em diminuir custos da máquina pública para que não precisemos cobrar cada vez mais das nossas empresas e profissionais liberais. Eu acredito que seja necessário realizar uma audiência pública para ouvir os empresários e comércio em geral”, pontuou.

Da mesma forma, o vereador Algemiro Pinheiro reiterou às colocações do colega Ivan. “Temos que discutir sobre o assunto e nos reunirmos com a municipalidade porque isso vai impactar muito a vida das pessoas, comerciantes, empresários e todo o município”, finalizou.

Próxima sessão

Não havendo mais nada a ser tratado, a presidente Carolina encerrou a presente sessão e convidou a todos para a última sessão do ano – se não haver encontros extraordinários – no dia 18 de dezembro, segunda-feira.