Poder Legislativo realiza a última sessão ordinária do ano

O Poder Legislativo de Fontoura Xavier realizou na noite de segunda-feira, 18/12, a última sessão ordinária do ano. Na oportunidade, foram apreciados quatro projetos, todos aprovados por unanimidade.

O primeiro foi o Projeto de Lei Executivo nº 046/2023 que autoriza o município de Fontoura Xavier a realizar convênio com a Associação Esportiva, Recreativa e Cultural São Cristóvão para fins de repasse de R$ 152 mil.

Após, foi a vez do Projeto de Lei Executivo nº 047/2023 que autoriza o Poder Executivo a receber doação de áreas de terras destinadas à abertura de rua. Em seguida, foram votados os projetos nº 006 e 007/2023, ambos de autoria do vereador Algemiro Pinheiro, que dispõe sobre a denominação de vias públicas.

Indicações

A sessão também contou com a Indicação nº 018/2023, de autoria do vereador Antônio Portela de Castro, que solicita patrolamento e colocação de material em trecho da estrada da Linha São João Picada Rosa; na Linha dos Rosa passando pela propriedade de Everaldo saindo na estrada geral do Campo Novo; reitera necessidade de execução de obras de pavimentação nas ruas do Promorar, sendo as ruas Antônio Deoclécio Caetano, Sargento Alexandro Cemin e demais ruas já mencionadas através de indicação; reitera necessidade de colocação de um ponto de iluminação pública em frente à Creche Municipal na Vila Vaz.

Indicação nº 019/2023, de autoria do vereador Ivan Borges, que solicita que o Poder Executivo determine o patrolamento e colocação de material nos trechos de estradas nas seguintes localidades: Linha Café e na Linha Pedra Branca, a fim de que os moradores e produtores dessas comunidades possam escoar sua produção, pois devido às fortes chuvas e com a retirada do trator esteira que estava trabalhando no local, sem a conclusão dos trabalhos agravou-se a situação, tornando as estradas intransitáveis.

Indicação nº 020/2023, de autoria do vereador Ivan Borges, solicitando ao Poder Executivo que disponibilize um terreno com estrutura e profissionais para que o município possa recolher os animais abandonas pelas ruas, principalmente cachorros e gatos.

Animais abandonados preocupam

Durante o uso da tribuna, o vereador Ivan Borges expôs sua preocupação com o número de animais abandonados no município, principalmente no centro da cidade. Ele destacou a necessidade em realizar um trabalho de conscientização junto à população, bem como a importância em cobrar medidas da Administração Municipal.

“Eu sinceramente sou contra a construção de um canil, mas chegamos a um momento em que o Poder Público precisa recolher esses animais e colocá-los em um local. Por isso, a minha sugestão é de que seja disponibilizada uma área com infraestrutura e profissionais para cuidar deles com alimentação e castração, a fim de que possamos diminuir esse número de animais soltos pela rua. Sabemos da responsabilidade da população, mas o município também tem a obrigação de se preocupar porque isso é um caso de saúde pública. Espero que a Administração Municipal olhe para essa situação e tome providências porque as castrações vão reduzir a reprodução de mais animais”, relatou Ivan.

Da mesma forma, o vereador Algemiro Pinheiro concordou com a situação e salientou que a melhor forma de solucionar o problema é unindo forças. “Tem muitos animais soltos e a culpa é da irresponsabilidade de quem os deixa nas ruas. Algumas pessoas inclusive são atacadas pelos cachorros no centro da cidade, a situação está complicada, temos que cobrar do executivo para que possamos resolver essa demanda seríssima do abandono dos cães e gatos”, pronunciou.

Os vereadores Gilsone Dartora e Antônio Portela de Castro se associaram às palavras dos colegas, reiterando que se faz necessário conscientizar os munícipes para com a situação.

Pronunciamentos acalorados

Durante a sessão, o vereador Bruno Brum usou da tribuna para compartilhar uma reportagem sobre a evolução do município desde o início da gestão do prefeito Fio Taffarel. Logo após, o vereador Antônio respondeu ao colega dizendo que se tratavam de inverdades veiculadas pelo meio de comunicação, fazendo com que o vereador Bruno se alterasse.

A presidente Carolina Prestes pediu respeito aos vereadores e afirmou que infelizmente o que foi abordado na reportagem não é o que acontece na prática. “Cada vereador expõe o que pensa e o que acha, mas precisam ter respeito com todos que nos acompanham. É fácil atirar em quem não pode se defender”, destacou ela, acompanhada pelas palavras do vereador Ivan que questionou se as informações trazidas pelo vereador Bruno realmente são válidas ou são pagas para serem divulgadas.

Encerramento do ano legislativo

Por fim, a presidente Carolina comentou que foi um prazer estar à frente do Poder Legislativo em 2023. “Aprendi muito, principalmente sendo a única mulher nessa casa. Tentamos todos os dias sermos melhores, sempre buscando o progresso de Fontoura Xavier. Estar aqui é uma missão e um desafio muito grandes. Desejo boa sorte, incentivo e que 2024 seja de muitos recursos, projetos e boas notícias para Fontoura Xavier”, finalizou.

Com o recesso de final de ano, o retorno e próxima sessão ordinária está agendada para o dia 15 de fevereiro de 2024.