Vereadores cobram reposição salarial e Plano de Carreira para os servidores municipais

A valorização do funcionalismo público foi a principal pauta debatida pelos vereadores de Fontoura Xavier, durante a sessão ordinária de segunda-feira, 04/03. O plenário estava lotado por servidores e representantes, que há algum tempo vem pleiteando uma reposição salarial junto ao Poder Executivo.

De acordo com o presidente do SIMFOX (Sindicato dos Municipários de Fontoura Xavier), Edson Moreira, atualmente diversos servidores recebem menos do que um salário mínimo. “Nós temos operários que ganham menos do que um salário mínimo, e com os descontos, acredito que não conseguem sustentar sua família. Eu sou concursado e recebo R$ 1.456,00, sendo esse valor um dos mais baixos, e tenho 12 anos de funcionalismo público”, afirmou.

Além da reposição salarial, os benefícios como vale-refeição também estão abaixo do necessitado pelos servidores. “No primeiro mandato da atual gestão, nós tivemos uma perda de 26.4% de reposição. No segundo ano, conseguimos ganhar 16.2% e no terceiro ano 4%, mas ainda assim nosso funcionalismo hoje acumula uma perda enorme. Além disso, nosso vale-refeição é um dos menores na região, pois recebemos em torno de R$ 114,00, o que não dá para comprar nem gás, enquanto outros municípios concedem R$ 400, 500 até 700,00”, lamentou.

Diante da situação, o SIMFOX tem trabalhado por uma reposição salarial justa e a criação de um Plano de Carreira aos servidores, a fim de garantir futuramente melhores condições ao funcionalismo. “A nossa proposta é a mínima possível porque sabemos das condições do município. Nosso sindicato luta para receber melhorias para todos os funcionários públicos, por isso peço ao prefeito que olhe por nós porque é triste receber o salário, chegar no mercado e não conseguir comprar o suficiente para a família”, reforçou Edson.

Vereadores se manifestam

Durante a sessão, o vereador Ivan Borges de Souza usou do espaço da tribuna para demonstrar sua indignação quanto à desvalorização dos servidores municipais. Ele questionou a municipalidade acerca de um projeto que está em tramitação na casa, que prevê a contratação emergencial de professores, sendo que não há recursos para conceder reajuste aos demais funcionários. “Desde o primeiro dia de mandato, temos mais de oito requerimentos e ofícios encaminhados ao Poder Executivo pedindo a reposição salarial dos funcionários, porque muitos não chegam a ganhar um salário mínimo. Se o município tem dinheiro para contratar 50 funcionários emergenciais, tem recursos para dar uma reposição salarial aos servidores antigos. Temos muitos municípios da região concedendo reajuste, ao contrário daqui, porque até recebemos projeto para cortar o vale-alimentação de quem faltou um dia de trabalho, o qual reprovamos. Sou favorável aos servidores e é muito bom que eles se manifestem e procurem seus diretos, mas precisam cobrar daqueles que prometeram e até agora não cumpriram”.

O vereador Algemiro Pinheiro disse que esteve em conversa com o prefeito municipal e garantiu aos funcionários que haverá reajuste, mas que ainda não sabem o valor. “Ainda não sabemos de quanto será o reajuste porque ele acontece de acordo com o IGPM dos últimos doze meses, e a notícia não é boa porque esse deu negativo”, expôs ele em tom irônico, apoiado pelos vereadores Gilsone Dartora e Bruno Brum, que afirmaram estar trabalhando e cobrando do gestor municipal um aumento significativo aos funcionários públicos.

O vereador Antônio Portela de Castro se associou às palavras do colega Ivan, lembrando da necessidade em primeiro valorizar quem trabalho pelo município para, depois, realizar novas contratações. “A valorização dos servidores municipais, nunca passa de promessas. Querem fazer contratação emergencial, mas não tem recurso para reajustar o salário dos funcionários atuais? Acredito que primeiro é necessário valorizar quem trabalha para depois pensar em contratar”, opinou ele.

Por fim, a presidente Carolina Prestes dos Santos agradeceu a presença dos servidores na sessão e garantiu que o Poder Legislativo seguirá trabalhando e cobrando a reposição salarial do funcionalismo. “Sabemos que são os funcionários que levam nosso município adiante, por isso esperamos que essa valorização chegue logo. Vamos cobrar do prefeito porque essa pauta trata de dignidade e valorização. Muito mais do que buscar contratações emergenciais, temos que buscar oportunidade para os servidores atuais e incentivo para que possam crescer cada vez mais fazendo o melhor pela nossa cidade”, pronunciou.

Entrega de Moção

Ao longo da reunião ordinária, os vereadores realizaram a entrega da Moção de Aplausos nº 001/2024, de autoria do vereador Bruno Brum, a Miguel de Lima Gradaschi pela conquista do 3º lugar na Chula Pré-Mirim no 35º Rodeio Internacional de Vacaria, representando o CTG Osório de Assis.

Em nome de todos os legisladores, a presidente Carolina parabenizou o homenageado e lhe incentivou a seguir cultivando e valorizando a tradição gaúcha, levando o nome de Fontoura Xavier para todos os cantos do Rio Grande do Sul.

Próxima sessão

Não havendo mais nada para ser tratado, a presidente encerrou a sessão e convidou a todos para o próximo encontro, agendado para o dia 18 de março, a partir das 19h.