Vereadores repudiam proposta do Executivo ao funcionalismo

Há algumas sessões, os vereadores de Fontoura Xavier vêm debatendo sobre a necessidade da reposição salarial e reajuste do vale-refeição do funcionalismo público. Na reunião ordinária de segunda-feira, 18/03, não foi diferente, porém desta vez o assunto tomou uma proporção ainda maior em razão dos últimos acontecimentos no município.

De acordo com os pronunciamentos, um grupo nas redes sociais foi formalizado há alguns dias por servidores, onde foram expostos algumas opiniões e comentários acerca do trabalho dos vereadores na busca pelo reajuste dos servidores. Além disso, uma reunião com o Poder Executivo resultou em uma proposta do prefeito Fio Taffarel para que os servidores escolham entre o aumento no valor do vale-refeição ou a reposição salarial.

Durante o uso da tribuna, o vereador Antônio Portela de Castro repudiou algumas colocações de determinados funcionários que disseram que os vereadores não trabalham na busca pela reposição do funcionalismo. “Nós sempre pleiteamos e trabalhamos para que o funcionalismo público seja valorizado. Nós tivemos uma reunião com o prefeito, que deu a proposta de conceder R$ 500 reais de vale-alimentação, mas sem aumento no salário, ou concederia 8% de índice de aumento, mas sem aumento no vale-alimentação. Isso causou um impacto entre as classes dos servidores porque alguns acham vantajoso o aumento no vale, outros não. Penso que deveria ser feita uma assembleia para todos ou que o sindicato dos funcionários apresente uma contraproposta ao prefeito que seja vantajoso para todos os servidores”, comentou.

Da mesma forma, o vereador Sandro Vaz Godoy disse ser uma vergonha a situação da reposição do funcionalismo público no município. “Nosso vale-alimentação hoje custa um pouco mais de R$ 100 reais, nós merecemos mais e precisamos de uma reunião para negociar com o município”, ponderou ele, seguido pelo vereador Lairton Gerevini que se associou às palavras do colega quanto ao assunto.

O vereador Ivan Borges de Souza explicou que não é competência da Câmara propor aumento de despesa ao Executivo. “Nós não podemos criar um projeto propondo aumento de salário ou obra que não tenha recurso, somente podemos indicar melhorias se conseguirmos recursos para isso. Eu fico imaginando como as pessoas conseguem manter sua família ganhando um salário mínimo e com descontos, isso é humilhante para o município. E o pior de tudo é que a administração, ao invés de amenizar a situação, está criando um problema ainda maior colocando os servidores uns contra os outros. Isso causa rivalidade entre as classes, que deveriam estar unidas, mas estão divididas, e eu entendo ambos os lados. Mais uma vez, o município errou, aliás, tem que haver uma mudança no Regime Jurídico dos servidores para ninguém ganhar menos do que um salário mínimo, isso foi prometido no ano passado, mas ainda nada aconteceu. Temos trabalhado para ajudar a administração com recursos, e com certeza nós estamos tentando achar alternativas para mudar essa realidade, mas um problema precisa de solução e não de mais problemas como o prefeito tem feito”, pronunciou o edil.

Ainda na mesma pauta, a vereadora Carolina Prestes demonstrou indignação com algumas palavras proferidas por alguns funcionários e disse que se sentiu ofendida pela forma com que se manifestaram. “Recebemos comentários e reclamações desnecessárias de pessoas mal informadas que, infelizmente, não sabem o que falam. Como vereadores, temos que cobrar também dos funcionários, pois nós somos muito cobrados aqui e devemos ser porque estamos representando o povo, mas tem coisas que não tem necessidade de serem ditas. Penso que em primeiro lugar deve haver conhecimento da nossa função antes de julgar e reclamar. Quem nos acompanha sabe que todos nós lutamos pelos direitos dos servidores, mas o prefeito é o Fio Taffarel, nós somos vereadores, e cabe a nós fazer a nossa função, não podemos obrigá-lo a dar reajuste, mas estamos sempre trabalhando pelos munícipes. Temos que sentar com o prefeito e encontrarmos juntos uma maneira de melhorarmos essa situação”, afirmou a presidente.

Projetos

Durante a sessão ordinária, foram aprovados por unanimidade os seguintes projetos:

Projeto de Lei Executivo nº 007/2024 que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro a ACIF/CDL para cobrir despesas de custeio com a 10ª Festa do Pinhão e 9ª Expofeira.

Projeto de Lei Executivo nº 010/2024 que autoriza o Poder Executivo realizar repasse financeiro para a Associação do Grupo de Terceira Idade Alegria de Fontoura Xavier.

Projeto de Lei nº 011/2024 que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com o Hospital Santa Terezinha.

Projeto de Lei nº 012/2024 que autoriza o Poder Executivo a firmar Termo de Fomento com o Hospital de Caridade Frei Clemente.

Projeto de Lei nº 14/2024 que dispõe sobre o valor do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias.

Próxima sessão

Não havendo mais nada a ser tratado, a presidente Carolina encerrou a presente sessão e convidou a todos para a próxima, agendada para o dia 08 de abril.