Legislativo concede R$ 10 mil para transporte de universitários

Durante a sessão ordinária de segunda-feira, 21/03, o presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Borges, ao fazer o uso da palavra expressou preocupação quanto às dificuldades dos estudantes universitários com o transporte escolar para outros municípios.

Considerando a importância da busca pela qualificação e pela permanência dos jovens no município, Ivan considera que tendo em vista os valores dos cursos superiores, muitas vezes se torna inviável para o estudante se deslocar todos os dias para municípios como Lajeado, Soledade e Passo Fundo.

“É notável a grande dificuldade dos universitários e dos estudantes que frequentam cursos técnicos, pois vivemos com uma defasagem salarial e aumento dos preços muito grande. Hoje, o transporte de Fontoura Xavier para Passo Fundo e Lajeado resulta em um gasto de cerca de mil reais por mês, para Soledade é um pouco menos, mas não muito acessível”, afirmou Ivan.

De acordo com ele, muitos estudantes que trabalham no município não recebem um salário com valor exorbitante, e em virtude dos consideráveis gastos com o transporte para a faculdade, muitos estão a ponto de desistir dos estudos. “Estamos há vários anos ouvindo promessas de ser concedido transporte gratuito para os universitários e nada ocorre. A minha preocupação neste momento é porque fui procurado por vários pais de alunos sobre essa dificuldade que estão enfrentando e estão sujeitos a desistir de seus cursos. Por isso, como legisladores, nós vamos disponibilizar dos recursos que temos direito, que é o duodécimo, R$ 10 mil reais para que o prefeito aplique no transporte dos universitários. Claro que queremos que o prefeito se comprometa e coloque, no mínimo, o mesmo valor para que se torne mais viável e para que os alunos tenham condições de continuar estudando”, comentou Borges.

O presidente ainda enfatiza que esse auxílio trará frutos futuramente, pois os jovens poderão prestar serviços no município e que recursos aplicados na educação não são gastos, mas investimentos.  “A gente sempre defende a permanência dos jovens no município, mas temos que ter subsídio para isso, gerar emprego e dar condições para que tenham uma boa qualidade de vida e consigam estudar. Acredito que quando os jovens estiverem formados, o conhecimento de cada um pode vir a ajudar os nossos munícipes, pois temos pessoas se formando em medicina, administração, enfermagem, enfim, todos esses profissionais vão querer, quando possível, atuar no município”.

Por fim, Ivan reiterou que a intenção do legislativo é a permanência dos jovens no município, recebendo auxílio e amparo para uma boa qualidade de vida. “Queremos que nossos jovens estejam bem e recebam esse benefício. Vários municípios mais pequenos que o nosso já fornecem 100% do transporte, e o nosso sonho é de que um dia nós consigamos atingir essa meta também”, finalizou.