Presidente do legislativo pede mais incentivo à agricultura

Presidente apresentou indicação solicitando a contratação de técnicos agrícolas e convênio com laboratório de análises de solo para auxiliar os agricultores

O presidente da Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier, Ivan Borges, apresentou uma indicação na noite de segunda-feira, 26/09, durante sessão ordinária, que solicita a contratação de Técnicos Agrícolas e que seja realizado convênio com laboratório de análise de solos, para atender os agricultores do município.

De acordo com Ivan, é necessário que a municipalidade incentive mais a agricultura, visto que muitos agricultores tem passado por dificuldades e não possuem nenhuma assistência técnica. “Eu estive participando de reuniões com agricultores e fui muito cobrado sobre ações que o município deveria fazer para ajudá-los. Além disso, é notável que Fontoura Xavier tem perdido campo nesse sentido, principalmente porque a Emater, no momento, dispõe de apenas um técnico para atender uma vez por semana, e assim é impossível atender toda a demanda existente no nosso interior”, afirmou.

Enquanto a demanda de profissionais na Emater não é atendida, e considerando que talvez só seja suprida quando houver concurso para tal área, o vereador sugere que a Administração Municipal contrate técnicos agrícolas ou engenheiros agrônomos para estarem à disposição dos agricultores, visitando as propriedades e auxiliando-os para que possam produzir mais e melhor. “Eu vejo muitas pessoas passando por necessidades no meio rural. A população alega que os vereadores não fazem nada pela agricultura e que deveriam providenciar algo porque estão sofrendo muito no campo, mas cabe esclarecer, que nós temos um limite e que não podemos propor projetos que gerem custos ao município. Por isso, a única forma de auxiliarmos é através de emendas parlamentares, e a gente cobra da administração para que vejam esse lado”, reforçou.

O presidente do Legislativo disse entender a dificuldade enfrentada pelos agricultores e reitera o pedido para que a municipalidade volte seu olhar para a agricultura. “Se possível, contratem técnicos e coloquem à disposição da comunidade, assim como disponibilize análise de solos de forma  gratuita ao agricultores, pois é muito importante que eles tenham essa possibilidade, já que as vezes compram insumo que não é o adequado para a terra, gerando gasto desnecessários e a cultura não se desenvolve conforme deveria. Esperamos que o município incentive, de alguma forma ou de outra, essa atividade que é tão essencial em Fontoura Xavier”, concluiu Ivan.