Legislativo aprova cessão de terreno para sede dos Cavalarianos da Paz

A Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier realizou na noite de segunda-feira, 07/11, mais uma sessão ordinária do corrente ano. Na pauta de votação, constava apenas um projeto do Poder Executivo e um Decreto Legislativo, ambos aprovados na ocasião.

Ordem do Dia

O Decreto Legislativo nº 01/2022 dispõe sobre a prorrogação do prazo para a entrega do Projeto de Lei Orçamentário Anual para 2023. O prazo de entrega fica prorrogado até dia 30 de novembro de 2022, conforme solicitação do Poder Executivo. Aprovado por unanimidade.

O Projeto de Lei n° 058/2022 que cede em sistema de Concessão de Uso, imóvel urbano para a instalação da sede social da Associação os Cavalarianos da Paz. O imóvel de 300m² está localizado próximo a Escola Elizabete Scalco na Vila Assis. O prazo de concessão será pelo período de dez anos, podendo ser prorrogado desde que a instituição esteja atuando em prol da cultura gaúcha.

O vereador Bruno Brum defendeu a aprovação do projeto e se absteve de votar pelo fato de integrar a diretora do grupo. “Esse projeto foi uma batalha de todos os cavalarianos, em especial do patrão Juarez Telles, que está comandando o grupo neste momento. Certa vez, ele disse que tinha o sonho e objetivo de construir uma sede, me pediu ajuda e eu prontamente me disponibilizei por fazer parte da patronagem, por ajudar nossa cultura e não medi esforços em momento algum”, afirmou.

Segundo ele, atualmente, o grupo conta com mais de 400 sócios, que levam não apenas a cultura por onde passam, mas também projetos sociais que fazem a diferença nas comunidades. “O primeiro passo foi dado e eu fico muito feliz em ter intermediado junto com o grupo esse terreno na Vila Assis, que é a minha comunidade. Agora, vamos atrás da verba para a construção da sede dos cavaleiros, e já temos a sinalização do ex-prefeito Tiago Zanotelli de que vai nos ajudar nesse pleito. O nosso sonho está se tornando realidade com muito esforço de todos e logo mais vamos poder dizer que levamos a bandeira da paz e temos sede própria no município”.

Na sequência, o vereador Angarete Paz também se manifestou e salientou a importância da entidade. “Sou a favor desse projeto, pois os Cavalarianos da Paz é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade cultuar as tradições do Rio Grande do Sul, sempre transmitindo e estabelecendo companheirismo e amizade por onde passam. Sempre estão desenvolvendo atividades relativas a cavalgadas, levando cultura e história, participando e prestigiando festas em nosso município e até mesmo em outras localidades. Sempre praticando a boa vivência nas comunidades, transmitindo um espírito de hospitalidade e cavalheirismo. Isso tudo está previsto no Estatuto dos Cavalarianos da Paz e está sendo muito bem desenvolvido pelos integrantes desta entidade. Por isso, merecem nosso reconhecimento”, comentou.

Por fim, o vereador Gilsone Dartora também se mostrou favorável ao projeto. “Sou totalmente a favor por ser um grupo que está sempre ativo em nosso município, participando das festas nas comunidades e na cidade, ajudando em programas sociais e sempre batalhando para ajudar o povo fontourense. Se é um grupo que ajuda a comunidade e dá lucro para as entidades do município, com certeza sou a favor e apoio. Estou junto na batalha para conseguir e ir até o final para que consigam essa sede que tanto desejam”, afirmou o vereador.

Considerações finais

Para finalizar a sessão, o presidente Ivan Borges parabenizou toda a equipe de atletas e comissão técnica do Fontoura Xavier Futsal pelo jogo no sábado (04) conta o time de Serafina Corrêa, desejando sorte para os próximos confrontos.

Ele ainda falou a respeito das eleições e da Justiça Eleitoral, destacando que a população vive em um país democrático e que a melhor alternativa para o cidadão é respeitar a opinião individual das pessoas.