Jandir Zanotelli recebe homenagem post mortem

Os vereadores aprovaram por unanimidade na noite de segunda-feira, 05/12, durante sessão ordinária, uma Moção de Aplausos In Memoriam para Jandir Conte Zanotelli. A proposição foi do vereador Bruno Batista Brum.

Prefeito por duas gestões, presidente da Cerfox, presidente do Lions Clube, Coordenador da Paróquia por diversas gestões, colaborador de inúmeras entidades, empresário, agricultor e participante assíduo na comunidade fontourense, Jandir tem uma linda história que ficou como exemplo para familiares, amigos e para as novas gerações.

Ao justificar a homenagem, Bruno falou sobre o legado de Zanotelli na comunidade fontourense. “Embora muito recentemente tenhamos perdido esse grande líder, eu como presidente do PDT hoje, não poderia deixar de fazer essa homenagem ao Jandir. Acredito que todas as pessoas tinham apreço por ele, acompanharam a sua vida pública, até mesmo os adversários tinham um grande respeito, pois sabiam que não tem como falar do progresso da nossa cidade sem falar no nome do Jandir, das suas benfeitorias e das conquistas que até hoje beneficiam as pessoas”.

E complementou: “Ele foi vereador na primeira legislatura de Fontoura Xavier, foi prefeito e o único a eleger o seu sucessor por duas vezes, isso mostra a grandeza do trabalho que fazia pelo nosso município. O seu Jandir trouxe as primeiras casas populares para a nossa cidade, o primeiro ginásio de esportes, o parque de eventos, as escolas polos que até hoje levam ensinamento para as crianças, enfim, ele foi um grande homem e líder na nossa comunidade. Essa moção não é muito, mas é de coração, não poderíamos deixar terminar o ano sem conceder essa homenagem”, reforçou Bruno.

O vereador Algemiro Pinheiro também falou brevemente sobre a importância de Zanotelli no município. “A história de Fontoura Xavier pode se resumir em antes e depois de Jandir Zanotelli, um homem exemplo de trabalho, honestidade e compromisso com a população. Ele partiu, mas deixou grande legado que jamais será apagado”, mencionou.

O presidente da Câmara, vereador Ivan Borges, reconheceu o trabalho realizado por Jandir em prol da população e do município. “Quero dizer aos familiares que nós só temos que agradecer pelo trabalho dele, juntamente com todos os outros prefeitos que passaram por esse município e deram a sua contribuição. Nós fomos companheiros e adversários políticos, mas sempre nos respeitamos, procurando constantemente fazer o melhor pelo município, e muitas coisas ele fez, inclusive que estão sendo desfrutadas pela população hoje. Um desejo da nossa sociedade é o reconhecimento por aquelas pessoas que desenvolveram um bom trabalho pelo nosso município, e o Jandir desempenhou um papel digno de receber homenagem, não somente essa, mas várias outras por tudo que fez por nós”, reconheceu.

Após os pronunciamentos, os vereadores realizaram a entrega da moção a Leandro e Daniel, filhos de Jandir Zanotelli.

Grande Expediente

O vereador Gilsone Dartora usou do espaço para parabenizar a posse do novo vereador e comentar sobre a sua viagem à Brasília recentemente, bem como acerca da área do britador no município.

O vereador Antônio Portela de Castro também deu as boas-vindas ao colega Sandro e desejou um bom trabalho. Ele ainda parabenizou a equipe do FX Futsal pela conquista do título de campeã estadual no Gauchão Série B e desejou boa sorte para as próximas competições. Falou sobre a importância da denominação das ruas, afim de extinguir a discriminação das pessoas que residem nos locais sem denominação. Além disso, fez uma indicação verbal para a construção de uma calçada de passeio na Avenida 9 de Julho, com o intuito de melhorar a trafegabilidade das pessoas.

Já o vereador Bruno Brum recepcionou o vereador Sandro e parabenizou o colega Gilsone pela moção ao grupo Sem Limites. Também falou sobre a viagem feita a Brasília e reconheceu o time do FX Futsal pela conquista da Série B e por levar o nome de Fontoura Xavier tão longe.

Por fim, o vereador Algemiro Pinheiro também reforçou as boas vindas ao novo colega e a conquista do FX Futsal. Ele ainda comentou sobre a importância do Censo do IBGE para o município receber futuros investimentos, e destacou o leilão da Corsan que acontecerá no dia 20 de dezembro.

Comunicações

No espaço das comunicações, o vereador Ivan Borges utilizou da tribuna para parabenizar toda a equipe do FX Futsal que se tornou campeão da Série B, levando o nome do município a todos os cantos do Estado. Falou também sobre a viagem positiva feita à Brasília junto com os vereadores Eduardo e Carolina. Ele ainda se solidarizou e agradeceu ao vereador Eduardo pelo trabalho desempenhado ao longo dos anos que esteve no Poder Legislativo.

“Ele não está saindo por um erro seu, mas por erro do partido, que não o registrou no sistema de filiação, assim como aconteceu com a ex-vereadora Josiane. Sendo assim, damos as boas-vindas ao vereador Sandro e desejamos um ótimo trabalho a ele durante os próximos dois anos”.

Outros projetos e moções

Ainda, durante a sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 61/2022 que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro ao Lions Clube de Fontoura Xavier no valor de R$ 5 mil reais para realização do evento Natal Fraterno de 2022.

Em relação a essa matéria, o presidente Ivan explicou que esse valor está sendo disponibilizado pelo Legislativo Municipal através do duodécimo. “Nós autorizamos o Executivo a descontar desse repasse o montante de R$ 5 mil reais para ser destinado a essa ação”, esclareceu.

Por fim, foi apreciada e aprovada por unanimidade a Moção de Aplausos nº 05/2022, de autoria do vereador Gilsone Dartora, pelas atividades de saúde desenvolvidas pelo grupo Sem Limite.