Vereadores buscam recursos em Brasília

Uma comitiva do Poder Legislativo de Fontoura Xavier, formada pela presidente Carolina Prestes e os vereadores Sandro Vaz Godoy, Algemiro Pinheiro e Bruno Brum, esteve cumprindo agenda em Brasília durante os dias 14, 15, 16 e 17/05. A viagem teve como objetivo pleitear recursos para diversas áreas do município.

Dentre os parlamentares visitados, destaca-se o secretário de Comunicação Institucional (SECOM), Maneco Hassen; o Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Edegar Pretto.

Os vereadores fontourenses também visitaram o Ministério da Agricultura, a fim de pleitear recursos para incentivar os agricultores e trabalhadores do campo, quando conseguiram a liberação de quase R$ 1 milhão de reais para a agricultura do município, através do secretário Maneco Hassen. Além disso, também protocolaram os seguintes pedidos: R$ 250 mil para patrulha agrícola; R$ 260 mil para aquisição de máquinas e equipamentos; R$ 350 mil para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas e rodoviários; e solicitaram auxílio na liberação de recursos para a Secretaria Municipal de Agricultura.

Ainda, durante a viagem, na quarta-feira, 17/05, os vereadores conseguiram o pagamento de um recurso no valor de R$ 751 mil reais para aquisição de um trator esteira. Cabe frisar que o valor foi cadastrado, empenhado e publicado no Ministério da Agricultura ainda em 2021 por Tiago Zanotelli, assessor do senador Luis Carlos Heinze.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Carolina Prestes, avaliou positivamente a viagem. “Nossa intenção foi buscar recursos mesmo sendo oposição do prefeito, pois a nossa preocupação é com os munícipes e com o desenvolvimento de Fontoura Xavier. Conseguimos visitar diversos gabinetes e encaminhamos pedidos bem importantes para a nossa cidade”.

Ainda, conforme ela, a agricultura foi uma das áreas que os vereadores mais buscaram incentivos, visando melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do campo. “Vamos cobrar do prefeito Fio Taffarel para que o trator esteira, que será adquirido com o recurso liberado pelo Ministério da Agricultura, trabalhe e permaneça apenas na agricultura, a fim de que realmente possamos atender as demandas dos nossos agricultores”, conclui Prestes.