Poder Legislativo homenageia peão e prendas regionais

Em sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira, 10/07, a Câmara Municipal de Vereadores de Fontoura Xavier entregou uma Moção de Aplausos aos jovens tradicionalistas que se destacaram na 53º Ciranda Cultural de Prendas e o 34º Entrevero Cultural de Peões, realizado em Arvorezinha.

Escolhidos para representar a 14ª Região Tradicionalista (RT) na gestão 2023/2024, Cecília Provensi Dadalt (2ª Prenda Mirim) e Paulo Ricardo Batista (2º Guri Farroupilha), do CTG Osório de Assis, e Eduarda Santos de Souza (1ª Prenda da 14ªRT), do CTG Osório Tatim, estiveram acompanhados de seus familiares e integrantes das entidades para receber a congratulação.

A homenagem foi uma proposição do vereador Bruno Brum, com o apoio de todos os demais legisladores. “Ficamos felizes em prestar essa simples homenagem às prendas e ao peão que se destacaram regionalmente em Arvorezinha. Isso mostra a importância das entidades tradicionalistas no Estado e, principalmente, em Fontoura Xavier, trazendo valores como a educação, respeito, disciplina e apreço pela nossa cultura”, disse o proponente.

A presidente do Poder Legislativo, Carolina Prestes, parabenizou os homenageados e reconheceu o quão é fundamental o apoio e incentivo dos familiares em participar de entidades tradicionalistas. “Parabéns aos homenageados e aos pais por incentivarem seus filhos a estarem participando de um CTG, e principalmente por representarem Fontoura Xavier em todo o nosso Estado. Já fiz parte de entidades tradicionalistas e, com certeza, isso fez a diferença na minha vida e na pessoa que me tornei hoje, pela importância de aprender e representar nossa cidade”.

Ordem do Dia

Apenas o Projeto de Lei Executivo nº 25/2023 que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar três Agentes de Endemias, sendo um para a Vila Assis e dois para Coxilha Bonita, foi votado pelos vereadores. A matéria foi aprovada por unanimidade.

Tribuna

Na sequência, o vereador Algemiro Pinheiro comentou sobre o aniversário de 58 anos de Fontoura Xavier, comemorado em 09 de julho, rememorando os desafios e conquistas do município ao longo dos anos. Ele também lembrou da necessidade em continuar avançando em todas as áreas, proporcionando qualidade de vida e oportunidades à população, e preparando um município cada vez melhor para as crianças e jovens.

O vereador Antônio Portela de Castro expôs que tem recebido recorrentes reclamações quanto aos atendimentos hospitalares das casas de saúde de Fontoura Xavier e Soledade. Para tanto, sugeriu a criação de uma comissão de vereadores para averiguar a situação e se reunir com os presidentes de ambos hospitais. “Se nós recebemos a confiança de representar as pessoas, temos que representá-las nos momentos festivos e de dificuldades. Com saúde não se brinca e temos que tomar providências quanto à essa situação, já que colaboramos com a aprovação dos projetos e contribuímos com os valores dos convênios junto aos hospitais”, disse.

Já o vereador Ivan Borges lamentou os dados divulgados pelo Censo do IBGE com relação ao número de habitantes em Fontoura Xavier. “Aquela previsão de notícia negativa se confirmou. Nós precisávamos ter, no mínimo, 10.189 habitantes, mas o censo apontou 9.550, e se nada mudar, isso representa uma perda de mais de R$ 300 mil reais mensais para o município futuramente. Essa situação vai afetar a nossa saúde, a educação, as obras e as outras áreas, por isso se faz necessário trabalhar para aumentar a população e elevar a arrecadação”, manifestou.

Por fim, a presidente Carolina Prestes garantiu que a comissão de saúde da Câmara vai se organizar para uma reunião com os presidentes dos hospitais de Fontoura Xavier e Soledade, a fim de garantir atendimento de qualidade aos munícipes.

Próxima sessão

Não havendo mais nada a tratar, a presidente encerrou a presente sessão e convidou a todos para a próxima, que acontecerá no dia 24 de julho.