Sessão é marcada por boas notícias sobre as Tendas do Pinhão

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Fontoura Xavier, realizada na noite de segunda-feira, 07/08, foi marcada pela apreciação de uma matéria. Trata-se do Projeto de Lei Executivo nº 032/2023 que autoriza o Poder Executivo a realizar a baixa de créditos não tributários prescritos no município. A matéria foi aprovada por unanimidade.

Durante o encontro, a presidente Carolina Prestes usou da palavra para trazer algumas boas notícias para a população, principalmente quanto ao projeto das novas Tendas do Pinhão. “Na semana passada, recebemos a resposta da Caixa com relação à licitação das tendas, e dentro de alguns dias será realizada a licitação. Serão 13 Tendas do Pinhão, totalizando o valor de mais de R$ 3 milhões, uma iniciativa que contou com a ajuda de todos os colegas e com uma grande força do senador Heinze e do ex-prefeito Tiago Zanotelli, que trabalharam bastante nesse projeto. Foi uma ideia minha, mas se não tivesse a mobilização de todos, não estaríamos trazendo essa boa notícia hoje”, disse.

A vereadora também lembrou que as tendas são o cartão-postal do município e precisam ser valorizadas. “As Tendas do Pinhão não vão favorecer apenas 13 comerciantes, porque além dessas famílias localizadas às margens da BR-386, estamos favorecendo a história do município, os pontos turísticos e principalmente todos aqueles que vendem para os tendeiros. A maioria das tendas possuem empresa registrada, pagam impostos, geram emprego, renda e desenvolvimento, por isso é importante que sejam valorizadas e entendamos a importância delas. Elas são o cartão-postal de Fontoura Xavier e nós não podemos perdê-las, por isso tive a ideia de criar um novo projeto para que as tendas não terminem e consigamos divulgar ainda mais o nome do nosso município, garantindo emprego das famílias e que a agricultura possa ser ainda melhor comercializando seus produtos nas tendas”, expôs.

Encerrando sua fala, a presidente comentou que nesta semana ela e alguns colegas viajaram até Brasília para uma reunião com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a fim de discutir sobre o trevo de acesso do município. “Acredito que todos sabem que Fontoura Xavier não possui trevo no anteprojeto da CCR Viasul, por isso estaremos nos deslocando para conversar e cobrar que o município não seja “engolido” pela duplicação da BR-386”, afirmou.

Comunicações

Abrindo o espaço, o vereador Ivan Borges falou brevemente sobre a grande reunião realizada pela AVASB, no dia 28 de julho, na qual ele é presidente, quando debateram sobre pautas voltadas à agricultura, com o diretor-adjunto Clair Kuhn, que trouxe os programas que o Governo do Estado tem à disposição dos municípios. Sobre a viagem à Brasília, disse ser muito importante tratar de assuntos sobre a BR-386, a fim de evitar prejuízos para o município. “Nós queremos que a duplicação traga desenvolvimento e não prejuízos”, salientou o legislador.

Em seguida, o vereador Algemiro Pinheiro utilizou da palavra para informar que há alguns dias o Governo do Estado depositou o valor de R$ 76 mil na conta da Prefeitura para as obras de ampliação e melhoria do ginásio da Vila Assis, que atualmente está impossibilitado de realizar atividades físicas em razão da sua infraestrutura. Também, disse que esteve conversando com o gerente da Corsan de Arvorezinha sobre o tratamento e coleta de esgoto no município, um problema que vem se arrastando há anos no município. “São notícias boas e promissoras, esperamos que se concretizem, pois vem de encontro às demandas dos munícipes”, destacou.

Próxima sessão

Após as considerações finais e lembranças pela passagem do Dia dos Pais, a presidente encerrou a presente sessão e convidou a todos para a próxima, que acontecerá no dia 21 de agosto.