Vereadores levam reivindicações da duplicação à ANTT

Na semana passada, uma comitiva de vereadores e autoridades de Fontoura Xavier estiveram cumprindo agenda em Brasília. O principal destaque da viagem foi a reunião realizada na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para tratar sobre as preocupações quanto à duplicação da BR-386.

O grupo de lideranças estava composto pela presidente do Poder Legislativo, Carolina Prestes, acompanhada dos vereadores Ivan Borges, Antônio Portela de Castro e Gilsone Dartora, além do prefeito e o assessor jurídico da Administração Municipal. Dentre as reivindicações discutidas na reunião, destaca-se a inexistência de um trevo ao município no anteprojeto da CCR Viasul e os acessos aos comércios localizados às margens da rodovia.

Durante o encontro, os vereadores expuseram a preocupação e os prejuízos que a duplicação vai trazer ao município e a população, caso não seja realizada nenhuma modificação no projeto. Também, levaram a ideia de acrescentar um trevo ou um túnel de acesso ao município, considerando o fluxo de pessoas e veículos que vem de outras cidades e comunidades para o município diariamente. Além disso, ainda foi solicitado pelas lideranças fontourenses que seja preservado o máximo possível dos acessos aos comércios da rodovia.

Diante disto, ficou acordado que os representantes da ANTT vão se reunir com a CCR Viasul, empresa responsável pela execução das obras, para verificar as possibilidades de atender as demandas expostas.

Conforme a presidente da Câmara de Vereadores, Carolina Prestes, agora é necessário aguardar respostas dos órgãos para ter conhecimento de quais medidas serão tomadas. “Não sabemos o que será decidido, mas algumas mudanças terão que ser feitas. Eles conversaram abertamente conosco, nos passaram a posição da Agência e lembraram que a construção de trevo de acesso no município acarretaria em um pequeno aumento nas praças de pedágios, mas nós deixamos bem claro que, por mais que tenha esse aumento, será insignificante perto da diferença desse trevo para Fontoura Xavier”, afirma a vereadora.

Em seu ponto de vista, foi uma reunião importante e significativa para Fontoura Xavier. “Nós temos que ir em busca do que precisamos e do que é melhor para o município, porque se não cuidarmos agora dos acessos e do trevo, nós vamos acabar perdendo muita coisa aqui. Fontoura Xavier é uma cidade cortada pela BR-386, e nós precisamos fazer com que essa duplicação traga desenvolvimento mais empresas, mais oportunidades, mais qualidade de vida, e não prejuízos. Queremos e trabalhamos por uma cidade desenvolvida de verdade, para que a nossa população tenha uma melhor qualidade de vida e que possamos viver bem e poder dizer que Fontoura Xavier está cada dia melhor”, reforça.

Por fim, Carol agradece e enfatiza que a reunião com a ANTT só foi possível graças à mobilização e união dos agentes políticos federais e do município. “Agradeço ao senador Luis Carlos Heinze, que intermediou a reunião, assim como o deputado Marcon. Além disso, agradeço ao nosso ex-prefeito Tiago Zanotelli que está sempre nos ajudando e incentivando a conseguir o melhor pra Fontoura Xavier, e aos meus colegas vereadores, prefeito e assessor jurídico. Saímos bastante contentes e esperançosos da reunião, esperamos que nossas demandas sejam atendidas”, concluiu a vereadora.