Vereadores aprovam denominação do Ginásio de Esportes do Campo Novo

A Câmara Municipal de Vereadores de Fontoura Xavier aprovou, na noite de segunda-feira, 04/09, durante sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 036/2023 que denomina o Ginásio de Esportes do Distrito de Campo Novo como Centro Esportivo Segundo Strapasson. A matéria foi aprovada por unanimidade.

Na presença de familiares e autoridades, os vereadores falaram sobre a importância do projeto, relembrando o grande líder que Segundo Strapasson foi para o município. Para o vereador Bruno Brum, o homenageado tem seu nome na história de Fontoura Xavier. “São pessoas assim que nós devemos relembrar, aplaudir, reconhecer e homenagear”, disse.

Da mesma forma, o vereador Ivan Borges considerou o reconhecimento como extremamente justo em razão de Strapasson ter contribuído muito para o crescimento do município. “Antigamente, muitas pessoas doaram terras, mesmo fazendo falta para si, para que pudessem ter em sua comunidade uma igreja, um salão, um campo, para que os moradores pudessem se reunir e fazer grandes festas. Tudo isso está na localidade até hoje, sendo usufruído pelas crianças, jovens e pessoas que lá residem, e sendo um legado da família Strapasson”, destacou.

Os vereadores Gilsone Dartora, Paulo Campanha e Algemiro Pinheiro também avaliaram o projeto como de grande valia para a família e para Fontoura Xavier, lembrando que além dos bens materiais, Segundo Strapasson também deixou um legado de doação e espírito de coletividade para com a comunidade fontourense.

Encerrando os pronunciamentos a respeito do projeto, a presidente Carolina Prestes também se manifestou. “Essa é uma singela forma do município e da Câmara Municipal demonstrarem seu agradecimento ao seu Segundo e a sua família”, disse.

Outros projetos

Ainda durante a sessão, também foram aprovados a Emenda nº 05/2023 ao Projeto de Lei nº 33/2023 que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2024.

E o Projeto de Lei nº 033/2023 que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2024.

Grande Expediente

Apenas o vereador Sandro Vaz Godoy usou da palavra neste espaço, a fim de expor que a Casa Legislativa está em luto em razão do falecimento de Primo Rodrigues Vieira, ex-vereador e grande liderança do município. “Deixo meus pêsames à toda a família, que Deus o tenha na eternidade”, expressou.

Comunicações

Abrindo esse espaço, o vereador Antônio Portela de Castro falou da importância do projeto apreciado, que denomina o ginásio de esportes da comunidade do Campo Novo. Também, pediu que Casa Legislativa encaminhe votos de pesar aos familiares de Pedro Polenta, da comunidade da Picada Rosa, em razão do seu falecimento, bem como aos familiares da Sra. Ironi Azevedo dos Santos, e à São José do Herval, aos familiares do Primo Rodrigues, que foi vereador e fez parte do município.

O vereador Bruno Brum se associou às palavras do colega Antônio em razão das grandes perdas no município. Ele também deixou uma mensagem de apoio às pessoas envolvidas no acidente com a van da saúde do município. Por fim, comentou acerca do programa habitacional rural que o município está trabalhando e deu as boas-vindas ao mês farroupilha, quando se comemora o orgulho em ser gaúcho, lembrando aos vereadores para participarem das atividades promovidas pelas entidades tradicionalistas do município.

Encerrando o espaço, o vereador Algemiro Pinheiro se solidarizou com os produtores de leite em razão da crise que o setor vem passando. “Muitos estão abandonando a atividade em virtude dos baixos preços e da concorrência desleal que está acontecendo em todo o Brasil. Esperamos que as entidades e sindicatos se unam e trabalhem para que o Governo Federal tome providências acerca dessa situação”, destacou.

Explicações Pessoais

Já neste espaço, o vereador Ivan Borges comentou que no dia 24 de agosto esteve prestigiando três importantes conquistas no Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia. “Primeiramente, foi inaugurada a nova rede elétrica, onde a escola ficou por mais de um ano sem energia, e nós trabalhamos muito para atender essa demanda. Também, foi inaugurado o Laboratório de Informática com recurso conseguido pelo ex-vereador Felisberto Godoy da Rosa, através do deputado Pimenta. E por fim, o Festival do Conhecimento, em que os alunos fizeram experimentos científicos e a juventude esteve aguçando seu conhecimento. Parabéns a todos os envolvidos, em especial à direção, colaboradores e alunos da escola”, mencionou.

Após, o vereador Antônio Portela de Castro expôs sua preocupação com a falta de espaço no Cemitério Municipal, solicitando ao Poder Executivo e aos responsáveis para que trabalhem na situação. Ele também disse estar recebendo queixas da comunidade do Campo Novo a respeito da dificuldade em conseguir ficha para consultar, sendo que alguns conseguem de manhã para consultar à tarde e precisam ficar o dia todo na cidade.

Já o vereador Bruno Brum se associou às palavras do colega Antônio quanto à situação do cemitério, e convidou toda a população para participar da Semana Farroupilha nas entidades tradicionalistas fontourenses. Logo após, o vereador Algemiro se solidarizou com as famílias das pessoas que se envolveram no acidente com a van da saúde do município e comentou sobre a viagem da comitiva da OAB Soledade até a Corregedoria do TJ/RS.

Por fim, a presidente Carolina pontuou sobre o ocorrido com a van do município. “Desejo aos envolvidos e familiares que se recuperem rápido, bem como ao nosso motorista Carlinhos que sempre dirige com cuidado e atenção nas rodovias. Quero reforçar também as notas de pesares para Ironi Azevedo dos Santos, Pedro Polenta e Primo Rodrigues, que faleceram, mas permanecerão para sempre em nossos corações”, finalizou.

Próxima sessão

Não havendo mais nada a ser tratado, a presidente encerrou a presente sessão e convidou a todas para a próxima, que será realizada no dia 18 de setembro.