Vereador Santeiro sugere reaproveitamento de colégios desativados

Após identificar que há em Fontoura Xavier prédios vazios de colégios desativados, estruturas que atualmente não são mais utilizadas, o vereador Antônio Santeiro (PT) apresentou uma sugestão que pode beneficiar várias comunidades fontourenses. A proposta foi apresentada por meio da Indicação nº 17/2023, protocolada na Câmara Municipal de Fontoura Xavier no dia 1º de novembro.

Por meio da Indicação, o vereador Antônio Santeiro (PT) propôs o reaproveitamento destes antigos colégios desativados e sem uso, cedendo essas estruturas para que as comunidades possam dar vida aos locais utilizando-os para o desenvolvimento de atividades. Na Indicação, o autor da proposta recomenda que o Poder Executivo Municipal realize um estudo de viabilidade para ceder os colégios desativados para uso comunitário, dando uma nova função social a esses espaços.

A iniciativa do vereador Antônio Santeiro (PT) busca beneficiar as comunidades fontourenses, permitindo que elas utilizem os prédios das escolas que não estão mais em funcionamento, utilizando esses espaços como locais de encontro e desenvolvimento de atividades comunitárias. “Nosso objetivo é garantir que os espaços educacionais que serviram por tanto tempo à nossa comunidade possam continuar sendo locais importantes de fortalecimento dos vínculos comunitários, já que os prédios estão desativados e sem uso”, explica o vereador.

Na proposta, o vereador Antônio Santeiro (PT). esclarece que a sugestão não envolve as escolas que atualmente estão ocupadas por famílias. “As escolas já ocupadas por famílias não fazem parte da proposta. A ideia é darmos um novo destino comunitário aos prédios de colégios desativados e que estão sem nenhum uso pelo Município, buscando fortalecer as comunidades com amplas infraestruturas para as atividades comunitárias, promovendo bem-estar social com o uso inteligente das infraestruturas e recursos públicos”, acrescenta o vereador Antônio Santeiro (PT).