Boas notícias marcam a primeira sessão ordinária do ano

A Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier realizou, na quinta-feira, 15/02, a primeira sessão ordinária do ano legislativo de 2024. Não constavam matérias para apreciação, mas os legisladores usaram da tribuna para comentar sobre diversas pautas voltadas ao município.

Inicialmente, o vereador Algemiro Pinheiro falou sobre os desafios de legislar em um ano eleitoral, lembrando que o trabalho pelo município deve continuar. De acordo com ele, muitos avanços foram obtidos, mas muitas situações precisam melhorar. “Temos a ampliação do Hospital Santa Terezinha, um projeto que deve ser abraçado por toda a população para preservarmos e cuidarmos dessa instituição que nos ampara sempre que precisamos. Da mesma forma, o auxílio aos universitários e o projeto de R$ 4 milhões aprovado para redes de água, onde não sabemos o que está sendo feito e sabemos que no verão sempre há seca no interior”.

O vereador Ivan Borges se associou às palavras do colega sobre o ano eleitoral, sugerindo à população uma reflexão sobre o que foi feito e o que foi proposto para a população. Para ele, ainda há muitas dificuldades no município, dando como exemplo a falta de investimentos na agricultura, que é a principal fonte de renda do município. “A Administração Municipal até agora não propôs nenhum plano, e acredito que até o final do ano não terá como atender aos nossos agricultores. Nós temos uma malha de estradas grande, não temos britador funcionando, temos dificuldade para trazer material para arrumar as estradas, por isso o município tem que repensar e trabalhar para que nossos munícipes continuem morando na zona rural”, explanou ele também comentando acerca da duplicação da BR-386 e das emendas conseguidas para entidades do município, mas que ainda não foram repassadas aos beneficiados.

Já o vereador Antônio Portela de Castro usou da tribuna para trazer um problema ocasionado por um bueiro na Vila Vaz e que, segundo ele, tem prejudicado alguns moradores da comunidade. “Em frente ao Supermercado Real tem um loteamento, onde colocaram tubos muito finos e que não dão a evasão da água necessária. Com essas poucas chuvas que tivemos, algumas casas já foram alagadas. Já falamos com o prefeito e ele garantiu que pediria o conserto dos proprietários, então vamos ficar no aguardo”, mencionou.

Os vereadores Gilsone Dartora e Bruno Brum também comentaram sobre o Hospital Santa Terezinha, bem como acerca do salário dos funcionários públicos municipais.

Auxílio aos universitários

Durante a sessão, a presidente Carolina Prestes anunciou que novamente o Poder Legislativo vai abrir mão de parte de seus recursos para poder proporcionar o transporte aos universitários que se deslocam até outros municípios para cursar o Ensino Superior. “No ano passado nós ajudamos os estudantes com R$ 10 mil e esse ano havia a dúvida se teria ou não esse repasse. Os universitários comentaram conosco que estão com déficit de R$ 5 mil/mês para pagar o valor do transporte, e em conversa com os colegas, decidimos cobrir essa quantidade para ajudá-los”.

Para a presidente, incentivar os jovens é uma maneira de fazer com que os futuros profissionais escolham o município para investir, gerar emprego e renda. “Muitos estudantes viajam para Soledade, Lajeado, Passo Fundo ou Carazinho em busca de conhecimento, e nós temos que incentivá-los para que voltem para Fontoura Xavier e não deixem nossa cidade. Assim, vamos ter profissionais capacitados atendendo nosso povo, manteremos eles perto de suas famílias e faremos com que Fontoura Xavier tenha cada vez mais oportunidades”, complementou Carol.

Tendas do Pinhão

Ao longo da reunião ordinária, a presidente também comemorou o início das obras das Tendas do Pinhão, um projeto que está recebendo mais de R$ 3 milhões de investimentos e que foi muito trabalhado por diversas lideranças e órgãos locais e políticos. “As tendas eram uma dúvida da população, mas agora está acontecendo, estamos no alicerce da primeira tenda. E aqui devo reforçar a importância da união dos tendeiros, dos vereadores, dos órgãos políticos e de todos que estiveram envolvidos nesse projeto. Se não fosse cada um deles, esse sonho não estaria se tornando realidade”, comentou Carolina.

Por fim, ela destacou a importância das Tendas do Pinhão para o desenvolvimento e crescimento do município de Fontoura Xavier. “As tendas são o ponto de referência da nossa cidade, para receber as pessoas cada vez melhor, vendendo produtos de qualidade e levando adiante o nome da nossa cidade e desenvolvendo Fontoura Xavier cada vez mais”, finalizou.

Próxima sessão

Não havendo mais nada a ser tratado, a presidente Carolina encerrou o presente encontro e convidou a todos para a próxima sessão ordinária, marcada para o dia 04 de março.