Vereador Algemiro pede medidas mais efetivas contra a dengue nos cemitérios de Fontoura Xavier

O aumento de casos de dengue por todo Rio Grande do Sul é uma questão que preocupa também a população de Fontoura Xavier. Em uma iniciativa preventiva contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, o vereador Algemiro Pinheiro (PDT) propôs ao Poder Executivo Municipal a adoção de normas legais que intensifiquem a fiscalização epidemiológica nos vasos de flores nos cemitérios do município.

A sugestão do vereador Algemiro Pinheiro (PDT) foi apresentada por meio de uma indicação na Câmara Municipal de Fontoura Xavier no mês de março. “É urgente a necessidade de intensificar a fiscalização e adotar medidas preventivas nos cemitérios diante do avanço da dengue por todo o Brasil. Uma ação simples, como o preenchimento dos vasos com areia até a borda, pode eliminar a possibilidade de acúmulo de água e reduzir muito o risco de proliferação do mosquito transmissor da doença.”

A dengue, uma doença infecciosa febril aguda que em casos graves pode levar à morte, tem sua transmissão facilitada pela presença de água parada, ambiente propício para a reprodução do mosquito vetor. Neste contexto, os vasos de flores comumente utilizados em túmulos nos cemitérios representam potenciais focos de acúmulo de água, aumentando o risco de proliferação do mosquito.

A proposta do vereador Algemiro Pinheiro de Oliveira (PDT) ao Poder Executivo Municipal inclui a edição de um decreto ou lei municipal específica que obrigue a adoção dessas medidas preventivas em todos os cemitérios de Fontoura Xavier, bem como a realização de campanhas de conscientização junto à população sobre a importância de combater os focos do mosquito Aedes aegypti.