Vereador Algemiro sugere criação de transporte coletivo urbano em Fontoura Xavier

O vereador Algemiro Pinheiro (PDT), em recente indicação à Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier, solicitou ao Poder Executivo Municipal a realização de estudos de viabilidade técnica e financeira para a implantação de linhas de transporte coletivo urbano no município. A proposta busca atender ao crescimento da população urbana de Fontoura Xavier nos últimos anos, invertendo a predominância rural observada três décadas atrás.

A indicação proposta pelo vereador Algemiro Pinheiro (PDT) menciona a responsabilidade do poder público em assegurar o acesso ao transporte coletivo aos munícipes, podendo o serviço ser operado tanto por empresas privadas quanto públicas. “Hoje em dia, a maioria das famílias reside atualmente na zona urbana. Isso exige uma infraestrutura de transporte coletivo adequada, facilitando o deslocamento diário das pessoas das suas casas até o centro, seja para trabalho, compras, serviços bancários ou acesso a serviços públicos”, explica o autor da proposta.

O objetivo do vereador Algemiro Pinheiro (PDT) é melhorar a mobilidade urbana em Fontoura Xavier ao conectar bairros urbanos e comunidades próximas como Canga Quebrada, Ponte da Tigela e parte da Picada Casagrande. Além disso, o vereador ressaltou a existência de diversos programas federais que oferecem suporte à elaboração de planos de mobilidade urbana e disponibilizam recursos financeiros para municípios conveniados, destacando o potencial de aproveitamento de programas como o Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, entre outros.

Para o vereador Algemiro Pinheiro (PDT), “a mobilidade urbana é complexa e exige uma abordagem integrada, capaz de atender às necessidades de toda a população. Com o apoio de programas federais e a colaboração entre os diferentes níveis de governo, podemos transformar Fontoura Xavier em uma cidade mais acessível com um transporte público eficiente que comporte o crescimento da nossa cidade”.