Fontoura Xavier aumenta piso salarial dos agentes de saúde e endemias

A valorização salarial de agentes de saúde e agentes de combate a endemias, importantes profissionais da saúde, foi aprovada pelos vereadores de Fontoura Xavier durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 18 de março.

Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei n° 14/2024, que estabelece um novo piso salarial para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias, fixando-o em R$ 2.824,00.

A aprovação do novo piso salarial segue a determinação da Emenda Constitucional n° 120/2022 e da Lei Municipal n° 1868/2022. Esses valores serão enviados pelo Governo Federal ao Município, que deve repassá-los aos profissionais.

O ajuste salarial reconhece o papel fundamental desses trabalhadores na estrutura de saúde pública de Fontoura Xavier. Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias são agentes fundamentais no monitoramento da saúde das comunidades, prevenção de doenças e promoção de ações de saúde, desempenhando um papel ainda mais relevantes em tempos de crise sanitária.

Na votação, os vereadores Angarete da Rosa (PT), Antônio Santeiro (PT), Bruno Brum (PDT), Gilsone Dartora (PL), Ivan de Souza (PP), Lairton Gerevini (PDT), Paulinho Campanha (PL) e Sandro Godoy (PT) votaram a favor do projeto, após a presidente da Câmara Municipal, vereadora Carolina Prestes dos Santos (PT), incluir o texto na Ordem do Dia da sessão.